quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

APENAS PARA TRICOLORES

Vamos brincar de entender o Muricy.

Porque o SPFC joga com volantes nas laterais e com atacantes de costas pro gol?
Porque o Muricy entende que uma linha de 4 marcadores na frente da zaga é o ideal. Com volantes abertos o time perde a jogada de linha de fundo, pois ele prefere assim. Porém, como tem sempre um grandão no ataque, ele pode fazer com que os laterais/volantes dele cruzem antes da linha da área, de frente pra zaga. Assim, cria-se o pivô. E assim, com 3 zagueiros e sempre 2 volantes ficando (seja como lateral ou volante mesmo), o time raramente sofre gols.

Porque não tem jogada de linha de fundo?
Porque para se jogar na linha de fundo precisa de um atacante caindo ali pra tabelar ou um meia pra encostar no lateral. O SPFC não tem meias, e quando ataca o Hugo vira um atacante de área, portanto, os laterais cruzam assim que se aproximam, pois se forem pra linha de fundo perdem a bola.

Porque o SPFC joga com um meia e ele raramente está no meio?
Porque o Hugo fica aberto na esquerda predendo um marcador adversário. Afinal, a formação do SPFC chega a ser de 7 defendendo e 3 lá na frente quando perde a bola. Assim, o time adversário vai segurar, ao menos, 4 lá atras e jamais atacará contra o mesmo número de defensores do SPFC.

Porque o SPFC não consegue jogar bonito?
Porque jogar bonito consiste em tocar a bola. E para tocar a bola é preciso ter gente em volta. O SPFC se posiciona com 7 marcadores e 3 jogadores de frente. E o time ataca rápido, por filosofia do Muricy. Como avança rápido, não dá tempo de chegar todo mundo e trabalhar uma jogada. Quando chega, por nào ter meias e um ataque grandão e trombador, as tabelas ficam raras.

Porque o time ataca rapidamente?
Porque o Muricy (conforme conta em seu livro) entende futebol por não deixar o rival jogar. Forçar que ele venha com mais jogadores em virtude do posicionamento defensivo do seu time. Quando vem, com 4 volantes e 3 zagueiros, o SPFC toma a bola rápido. Ao tomar e ter 3 jogadores posicionados na frente, sendo um aberto), o time consegue atacar contra 4 ou 5 marcadores, e de frente é mais fácil chegar no gol adversaio do que atacando lentamente tocando a bola de lado.

Porque o Muricy ganha jogo?
Porque não é fácil fazer gols no SPFC. Com 7 marcadores de alto nível, o time toma a bola o tempo todo. E quanto mais toma, mais vezes coloca seus atacantes em situação de "contra-ataque" ou, no mínimo, contra menos zagueiros do que o rival postado. Assim, uma hora o gol surge. Seja de bola parada, cruzamento ou uma jogada rápida de contra-golpe.

E ninguém vira?
Não. Porque quando o SPFC sai na frente o jogo fica 100% perfeito para a sua formação tática. Ou seja, o rival abre, vem pra cima, devolve a bola mais rápido e com menos gente na zaga para o SPFC fazer o segundo e matar o jogo.

Então por isso que o SPFC não consegue jogar bem contra times que não saem pro jogo?
Bingo! Com a zaga adversária postada o SPFC depende de chute de fora ou um lance de bola no alto. Tabelas, aproximação e jogadas laterais pela linha de fundo são raras.

E porque não jogam Jr Cesar e W Diniz?
Pelo mesmo motivo que não jogaram mais Junior, Jadilson, Joilson e só entrou o Ilsinho por motivos extra-campo. Muricy perde força fisica e posicionamento defensivo ao dar uma lateral pro rival. Foge da filosofia de tomar a bola rápido. Por isso, há anos ele prefere volantes de lateral. Assim a marcação fica mais forte e o time não demora pra voltar, afinal, estes não vão à linha de fundo.

Porque estes laterais não se adaptaram ao SPFC?
Porque o Joilson, por exemplo, jogava numa segunda linha de 4 do Botafogo. Quando recebia a bola, tinha o Lucio Flavio ao seu lado e apenas o lateral para marca-lo. No SPFC, quando recebe, tem um volante e um lateral em cima dele, além de não ter a opção de um meia direita para ajuda-lo na tabela.

Porque não funciona com o Jadilson e Junior, se do outro lado tem o Hugo?
Porque quando o SPFC pega a bola imediatamente o hugo se aproxima da área para formar 3 atacantes em cima dos zagueiros, recuando um lateral rival e facilitando o cruzamento do SPFC de antes da área. Pois ou o lateral encosta na área pra ajudar a marcar, ou ele cola no lateral do SPFC evitando o cruzamento. Enquanto não chega o volante, o lateral consegue cruzar, mas sempre de frente pro gol.

Porque ninguem nota isso?
Nota. Mas é muito duro você armar um time que não agride o SPFC. Uma hora você toma o gol. Por outro lado, se você agredir e der espaço, é mais fácil voce levar um gol do que fazer, ja que o SPFC tem zagueiros de altissimo nivel, coisa que ninguem tem no país.

Porque o SPFC vence clássicos?
Porque o rival não pode ficar esperando. Tem que vir, e quando vem, toma.

O SPFC é invencivel?
Não. Mas é necessário agredir com muita qualidade e marcar o gol. Se demorar, toma. E hoje no Brasil não há tanta qualidade técnica para se superar uma zaga com 3 ótimos beques e ainda 2 volantes. Quer mais? Os laterais do SP são volantes. Ou seja, quando a bola é aberta pelo rival, o nível de marcação é ainda maior do que se fosse lateral x lateral.

E porque não ganha mata-mata?
Talvez, e é apenas uma sugestão, por ser um dos rarissimos profissionais de comando no século 21 que ignoram e acham ridiculo mexer com o emocional através de motivação extra. Para ele, quem faz isso é marketeiro. E, talvez, por mata-mata ser decisão e necessitar de "algo a mais", isso faça diferença. Ou melhor, faça falta. Talvez. Apenas, talvez. O SPFC perdeu as últimas 3 Libertadores simplesmente porque o rival deu algo a mais. O Gremio, o Inter e o Fluminense tinham muito mais tesão em campo do que o SPFC, que joga quase todas as partidas de forma absolutamente igual. Talvez, repito, talvez, seja isso.

O SPFC é um time retranqueiro?
Não, é um time prático e absurdamente objetivo. Beira ignorar o futebol em troca de 3 pontos. Feio de jogar, mas… durissimo de superar.

Muricy é, então, um grande treinador?
Sim. Achou a fórmula magica dos 3 pontos. Porém, notem, isso só foi conquistado porque o time tem zagueiros de altíssimo nivel. Com Jean, Capone e Julio Santos, Muricy seria demitido em 3 rodadas. Ou, talvez, mudasse sua forma de armar o time.

Cansei! Agora questionem voces, e eu tento responder com a cabeça do técnico…

Vamos ver se conseguimos, enfim, entendê-lo.

Rica Perrone

Nenhum comentário:

Postar um comentário