segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

FÉ CRISTÃ

Primitiva, Medieval, Moderna ou Pós-Moderna? Por qual delas me decido?

Isso exige MUITAS REFLEXÕES! Meu Santo Deus!!!....hehehe

Às vezes penso que é uma tarefa tola, absolutamente utópica e inviável, um objetivo lunático e surreal.

Às vezes, tenho a esperança de conseguir, pelo menos, um bom progresso em tal empreitada.

Gosto de algumas frases de efeito. Por exemplo:

"Eu sou eu mesmo e as minhas circunstâncias" (não lembro o autor, talvez eu mesmo....hehehe);

"Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia." (não lembro o autor, mas é famoso - será Shakespeare???)

"Não tenho fé para ser ateu" (essa eu vi numa comunidade do orkut, da qual faço parte - é o próprio nome da comunidade....hehehe)


Com "eu mesmo" quero dizer: minha peculiar bagagem genética.
E com "minhas circunstâncias", quero dizer: minhas condições objetivas - sociais, culturais, temporais, familiares, existenciais, enfim.

"Não tenho fé pra ser ateu".... quando vi, achei genial, pois mostra (com simplicidade e clareza) como a retórica anti-teísta (ou anti-deísta) auto-entitulada estritamente racional e não-dogmática, na verdade, poderia conter (e creio que contém mesmo) um alto teor ideológico e dogmático, ou seja, o mesmo "mal" que, em tese, pretende combater.....hehehe. Tal idéia me parece muito perspicaz e espirituosa.

Com relação ao debate Fé x Razão, Religião x Ciência, Idade Média x Pós-Modernidade, recomendo enfaticamente a leitura das colunas diárias publicadas na última página da Ilustrada, da Folha de São Paulo, com enorme destaque para os "embates intelectuais de alto nível" travados pelo filósofo ateu (cujo pensamento muitíssimo me agrada, mesmo sendo eu um cristão) Luís Felipe Pondé e pelo jornalista, Marcelo Coelho e o poeta, Antonio Cícero.

Meu pensamento se alinha notavelmente com o de Pondé, a quem reputo como o melhor colunista da Ilustrada dos últimos 15 anos (período no qual procurei acompanhar as colunas publicadas). Suas colocações são refrescantes, são como oásis no deserto e, felizmente, desconcertantes para o dito "bom senso" da sociedade culta.
OBS:Ele já morou em Israel e tem conhecimentos, bem interessantes, em cultura e religião judaicas.

Recomendo enfaticamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário